Imprensa

Abertura de Portas do GPCC-Zambézia

Data: 24/11/2021
Aprimorada intervenção dos Gabinetes de Combate à Corrupção

Teve lugar, no dia 23 de Novembro de 2021, na Cidade de Quelimane, o acto Abertura de Portas do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção da Zambézia (GPCCZ).

O acto foi presidido por S. Excia a Secretária do Estado da Província da Zambézia, Judith Mussácula Faria e, insere-se no cumprimento do Plano Estratégico do GCCC-2018-2022, relativamente ao Desenvolvimento Institucional, mormente a criação e instalação de novos Gabinetes Provinciais, afim de reforçar o papel do GCCC, enquanto órgão especializado do Ministério Público para a prevenção e combate à Corrupção.

A Digníssima Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, proferindo o seu discurso de ocasião, referiu que, a abertura de postas deste edifício, para o funcionamento do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção, revela-se de grande importância, dado, por um lado, o aumento exponencial de denúncias relacionadas com actos de corrupção na Província da Zambézia – pelo facto de a mesma constituir um corredor de bens e mercadorias, o que a torna susceptível de prática desses actos e, por outro lado, dada a complexidade da investigação de crimes de corrupção e conexos.

Beatriz Buchili disse, ainda, que com a criação deste Gabinete Provincial, estarão reunidas, na sua zona de jurisdição, as condições para uma maior responsabilização dos infractores, sensibilização dos cidadãos, em geral, e dos servidores públicos, em particular, sobre os malefícios da corrupção, reforçando-se assim a integridade no seio da nossa sociedade.