Imprensa

X Reunião Nacional do GCCC

Data: 24/11/2021
Expansão e Fortalecimento do GCCC em discussão

Está em curso, na Cidade Quelimane, Província da Zambézia, por dois dias, a X Reunião Nacional do Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), sob o lema: Pela Expansão e Fortalecimento dos Gabinetes de Combate à Corrupção e Eficácia na Promoção de Integridade e Transparência.

O evento decorre no formato híbrido, sob a direcção da Digníssima Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, e tem como objectivo Avaliar o grau de implementação do Plano Estratégico do GCCC 2018 – 2022; Abordar os desafios decorrentes da expansão e do reforço das actividades do GCCC; Identificar formas para o desenvolvimento institucional, entre outras actividades.

Discursando perante os presentes, a Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, enalteceu que a melhor forma de combater a corrupção é através de acções de prevenção que requerem a intervenção de todos os cidadãos. Nesta perspectiva, segundo a titular do Ministério Público, é preciso continuar a investir na prevenção da Corrupção, para além da nossa acção na componente repressiva, induzindo a observância de comportamentos éticos, transparência e isenção na gestão da coisa pública, mas também, no desenvolvimento de actividades no sector privado e em toda a nossa sociedade.

A PGR deu a conhecer, ainda, outros desafios do sector, como a conclusão da instalação dos Gabinetes Provinciais de Combate a Corrupção nas Províncias em falta, nomeadamente, Cabo Delgado, Niassa, Manica, Gaza e Cidade de Maputo e garantir os recursos humanos e materiais necessários para uma maior eficácia da nossa acção.

Por sua vez, a Secretaria de Estado na Província da Zambézia, Judith Emília Leite Mussácula Faria, disse que espera que os debates dos temas a serem abordados nesta reunião, sejam francos e abertos e produzam decisões que tragam recomendações e estratégias com impactos positivos para a prevenção e combate a corrupção no País em geral e de forma particular na Província da Zambézia.

A Secretaria de Estado, enalteceu ainda, que o lema pela qual se realiza a X Reunião Nacional, do Gabinete Central de Combate a Corrupção, revela-se claramente o interesse do Governo em combater de forma implacável a Corrupção, uma vez que este mal condiciona o desenvolvimento socioeconómico do nosso País.

Segundo a Directora do GCCC, Ana Maria Gemo, a Reunião Nacional do Gabinete Central de Combate à Corrupção constitui um espaço em que se analisam e se coordenam questões fundamentais de organização e funcionamento deste órgão do Ministério Público especializado na prevenção e combate à corrupção, competindo-a, nomeadamente, estabelecer os princípios orientadores do desenvolvimento das suas actividades.

Assim, participam da reunião os Directores do Gabinete Central e Provinciais de Combate à Corrupção; Chefes de Departamentos Técnicos Central do GCCC; Chefes de Serviços Central do GCCC e Provinciais; Chefes de Departamentos Administrativos Central, magistrados entre outros quadros do Ministério Público.