O Procurador-Geral da República, Américo Letela, conferiu posse, hoje, (9) de Outubro, à uma Inspectora que passa a integrar o grupo de Inspectores do Ministério Público e quarenta e quatro Procuradores da República de 3ª.

A tomada de posse em alusão visa impulsionar a intervenção do Ministério Público nas diferentes áreas, dentre elas a prevenção e o combate à corrupção, criminalidade organizada e transnacional, bem como o reforço nas secções de instrução criminal e de execução de penas, na triagem dos autos nas esquadras, postos policiais, e comandos da Polícia da República de Moçambique.

No discurso de ocasião, o Procurador-Geral da República, lançou repto à nova Inspectora para  que seja uma referência e um repositório dos mais elevados valores morais de integridade, honestidade, idoneidade, imparcialidade, competência técnica e diligência, tendo sempre em conta, na sua actuação.

Aos novos magistrados, Américo Letela exigiu que actuem em observância aos princípios da legalidade, isenção, objectividade e exclusiva sujeição às directivas e ordens previstas nos termos da lei.

“Cada um de vós representa um compromisso com a verdade, com o direito e com o cidadão.  O vosso papel é crucial para que o Ministério Público continue a granjear confiança e credibilidade diante dos cidadãos e, particularmente, dos que clamam pela justiça”, destacou Letela.

Importa destacar que fizeram parte da investidura quadros dos órgãos do Sistema de Administração da Justiça e familiares dos empossados.

Outrossim, com este acto os novos empossados se juntam aos setecentos e setenta e nove magistrados (779), perfazendo um total de oitocentos e vinte três (823) magistrados do Ministério Público, dos quais quatrocentos e trinta e nove (439) do sexo masculino e trezentos e oitenta e quatro (384) do sexo feminino.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*