Imprensa

VIII Reunião Nacional PGR-SERNIC

Data: 09/11/2022
PGR e SERNIC juntos no combate a Criminalidade

Decorre, na Cidade de Tete, por um período de três dias, a VIII Reunião Nacional PGR-SERNIC, sob lema: Ministério Público e o SERNIC Juntos Por uma Actuação Mais Eficiente na Prevenção e Combate à Criminalidade, com enfoque para o Branqueamento de Capitais, Financiamento ao Terrorismo e Combate aos Raptos.

Discurso de Abertura proferido pela PGR

Intervenção da Ministra do Interior

Esta iniciativa enquadra-se no desenvolvimento das acções com vista a melhoria da articulação entre os dois órgãos, em especial no domínio da investigação e instrução preparatória dos processos-crime, pelo que, participam da reunião magistrados do Ministério Público, quadros do Ministério do Interior e do SERNIC.

Dentre os pontos da agenda destaque para a análise e reflexão em torno das acções desenvolvidas pelas duas instituições, desde a realização da VII Reunião Nacional e os mecanismos que devem ser implementados para prevenir e combater à criminalidade organizada, mormente os crimes de branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e os raptos.

Prevê-se, ainda, nesta reunião apresentar os trabalhos atinentes a elaboração da Proposta do Plano Estratégico do SERNIC, documento orientador que demonstra as acções a serem implementadas pelo SERNIC, nos próximos cinco anos.

Importa referir que, esta reunião conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), parceiro estratégico de ambas as instituições.