Imprensa

SG da PGR dirige-se aos Funcionários por ocasião do Dia da Função Publica

Data: 24/06/2021
Comemoração do Dia da Função Publica

Aos 23 de junho comemora-se o Dia Internacional da Função Pública. No presente ano o lema escolhido foi "Construção da África que Almejamos através da Adopção de uma Cultura Ética que Apoie uma Liderança Orientada por Objectivos no Contexto de Crises".↑ Go to the top

Pela ocasião, a Procuradoria-Geral da República (PGR) organizou uma cerimónia de enaltecimento desta data importante, no que diz respeito a função pública, atribuindo Certificados de Honra aos funcionários que mais se destacaram na realização das suas actividades, em 2020.

O evento foi dirigido pelo Secretário-Geral da PGR, Agostinho Rututo, contando com a participação de diversos dirigentes e demais funcionários da Procuradoria-Geral da República.

Dirigindo-se aos presentes, Agostinho Rututo, saudou os funcionários da pela efeméride, tendo manifestado o reconhecimento do seu contributo no cumprimento da missão do Ministério Público e no crescimento do País. Falando da importância da data afirmou que esta “é celebrada com o objectivo de exaltar a importância e o valor moral e ético do serviço público prestado ao cidadão e, é também celebrada para homenagear e reconhecer o trabalho dos funcionários públicos e incentivar os jovens a seguirem uma carreira nesta área vital de desenvolvimento de um país.”

O Secretário-Geral, apontou, ainda, como desafio da sociedade moçambicana as crises causadas quer por ataques armados, quer pelos desastres de natureza ambiental, bem assim pela pandemia da Covid-19.  

No quadro das crises provocadas pela Covid-19, lamentou o facto de 156 funcionários do Ministério Público tiverem sido infectados, dos quais registaram-se 18 casos positivos na PGR, os quais resultaram em 2 óbitos. Pelo facto, exortou a todos os funcionários do Ministério Público, em particular da PGR a redobrarem esforços de prevenção com vista a contenção das contaminações causadas pelo vírus, que tem vindo a causar dor e luto no mundo e, em particular, nas famílias moçambicanas.

Na ocasião, o SG da PGR fez saber que a Digníssima Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, está empenhada na promoção de acções de prevenção e combate à pandemia da Covid-19, tendo para o efeito, orientado para que parte do orçamento de funcionamento  fosse alocado para actividades tendentes a prevenção do vírus ao nível do  Ministério Público.

Agostinho Rututo, na sua locução, exortou a todos os funcionários do Ministério Público a adoptarem uma conduta ética que dignifica a função pública, conquistando a confiança do cidadão para o qual servimos e guiando as suas acções no apoio a liderança orientada por objectivos no contexto de crises, relacionados com ataques armados, deficiência orçamental, Covid-19, entre outras.

No tocante ao reconhecimento dos melhores funcionários da PGR, foram premiados 10 (dez) com diplomas de honras, nomeadamente: Ilda Cândido Zualo; Manuel Vasco Mondlane; Joaquim Jorge Macie; Lina Zulmira Manhiça; Ana Zacarias Roque, Francisco Cardoso Nhango; Ema Filimão Madede; Edite Francisco Sitoé; Constância Dias Zaqueu e Timóteo Hélio Ventura, este último, com a particularidade de ter ocupado o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo.

Outrossim, em resposta as acções com vista a disponibilização de meios para a descontracção e ambientação dos quadros da PGR, os participantes do  evento foram abrilhantados pela apresentação da “Banda Legal”, parte integrante do “Grupo Cultural da PGR”, que com mestria apresentaram números musicais na base de instrumentos musicais, ora adquiridos pela instituição, por forma a comemorar-se a efeméride e fazer acreditar aos presentes que para além destes exercerem actividades formais, os mesmos são capazes de ambientar os colegas em momentos impares.