Imprensa

Primeira Reunião Nacional do GCCCOT

Data: 24/11/2023
Reflexão sobre o crime organizado

O Gabinete Central de Combate à Criminalidade Organizada e Transnacional (GCCCOT), um órgão subordinado do Ministério Público (MP) que exerce acção penal contra crimes relacionados com terrorismo, branqueamento de capitais, raptos, imigração ilegal, entre outros crimes relacionados com a segurança do Estado, realiza, nos dias (24 e 25), o primeiro encontro nacional, com fito de reforçar a prevenção e combate ao crime organizado e transnacional.

Leia na íntegra o Discurso de Abertura

Essencialmente, o evento pretende avaliar o grau de implementação das actividades do órgão recentemente criado e desenhar estratégias para uma actuação mais acutilante, tendo em linha de conta as suas atribuições e competências.

Na abertura oficial da efeméride, a Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, reconheceu os desafios com que o órgão se depara ao investigar, instruir crimes de raptos, tráfico de droga, exploração ilegal de recursos minerais e branqueamento de capitais, dada a complexidade e sofisticação dos meios usados pelos criminosos para a sua materialização.

Para tanto, a timoneira do Ministério Público advoga que é necessária uma coordenação e articulação institucional forte entre os actores-chave para prevenir a criminalidade em todas as suas dimensões.

Por seu o turno, o Director do GCCCOT, Américo Julião Letela, destacou a necessidade da conjugação de sinergias, para o combate e prevenção do crime organizada, com destaque para o branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, raptos, tráfico internacional de drogas e de pessoas.

O representante dos Escritórios das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC), António de Vivo, apontou que a relação entre a instituição que representa e o GCCOT tem sido marcada pela confiança mútua e dedicação a causa comum de combater a criminalidade organizada em Moçambique.

Importa realçar que a Reunião conta com a presença dos pontos focais provinciais do GCCCOT, Directores dos Órgãos Subordinados do MP, quadros do MP e de outros quadros dos órgãos de Administração da Justiça.