Órgãos do MP

Inspeção do Ministério Público

Data: 31/10/2017

A Inspecção do Ministério Público é o orgão de apoio ao Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público (CSMMP) em matéria de gestão e disciplina dos magistrados, dos Oficiais de Justiça e Assistentes de Oficias de Justiça do Ministério Público.

Na sua composição a Inspecção do Ministério Público comporta Inspectores e Secretários de inspecção nomeados pelo CSMMP, sob proposta do Presidente.

Os inspectores são nomeados em comissão de serviço de entre os magistrados do Ministério Público, de categoria não inferior a Procurador da República de Principal.

Os Secretários de Inspecção são nomeados em comissão de serviço de entre os funcionários de justiça do Ministério Público, de categoria não inferior a Escrivão de Direito Provincial.

Compete à Inspecção do Ministério Público realizar inspeções, inquéritos e sindicâncias aos respectivos serviços nos termos da lei.

Compete ainda à inspecção do Ministério Público efectuar a recolha de informação sobre o serviço e mérito dos magistrados e demais funcionários da justiça do Ministério Público.

O regulamento da Inspecção do Ministério Público é aprovado pelo Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público.

O Dr. Sérgio Correia dos Reis, Procurador-Geral Adjunto da República, é o Inspector-chefe do Ministério Público.

 

Contactos:

Avenida Julius Nyerere nº 15, 1° Andar

Telefone: 21 490922

Cidade de Maputo