Imprensa

PGR quer envolvimento dos jovens na prevenção e combate à Corrupção

Data: 12/12/2024
Dia Internacional de luta contra à Corrupção

Com objectivo de fortalecer o envolvimento da juventude moçambicana no processo de luta contra à corrupção, bem assim, transmitir mensagens de repúdio às práticas corruptivas, o Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), realizou, hoje, 12 de Dezembro de 2024, na Cidade de Maputo, as cerimónias centrais e seminário alusivas ao dia Internacional de luta contra à Corrupção.

Na ocasião, o Procurador-Geral da República, Américo Letela, que procedeu a abertura do evento, disse ser essencial o envolvimento dos jovens no desenho de melhores estratégias de prevenção e combate à corrupção.

“A celebração de hoje é também uma oportunidade para construir um mundo diferente, pautando pela integridade e transparência. É nestes termos, que o lema deste ano destaca o papel essencial da juventude na prevenção e combate à corrupção. Estes, possuem energia, criatividade e a determinação para actuar como agentes de mudança com o dever de construir uma sociedade melhor, para além disso, os jovens vivem numa era marcada por ferramentas tecnológicas poderosas, como as redes sociais, tendo acesso a informação que multiplica as suas vozes dando-lhes capacidade de mobilização”, disse o Procurador-Geral da República.

Por sua vez, o Secretário da Juventude e Emprego, Osvaldo Petersburgo, desafiou os jovens a ter coragem para denunciar os casos de corrupção, confiantes que, com o uso dos meios eficazes para o efeito, os casos denunciados seguirão os devidos tramites até ao esclarecimento.

Já, o Secretário de Estado da Cidade de Maputo, Joaquim Vicente, referiu que apesar dos esforços para prevenir e combater à corrupção, persistem desafios para o alcance efectivo dos objectivos traçados em relação a sensibilização do cidadão para o uso de várias formas de denúncia com o direito à segurança e protecção das fontes aliado a falta de sigilo profissional.

O Representante dos Escritórios das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), António de Vivo, disse que os jovens têm coragem, determinação e visão necessária para transformar o comportamento da comunidade, promovendo a integridade e o comportamento ético.

Sob lema: “Unidos com a Juventude na Prevenção e Combate à Corrupção: Moldando a Integridade do Amanhã”, o evento decorreu com o apoio do UNODC e Projecto Integra e contou com a participação de quadros seniores da Procuradoria Geral da República e do GCCC, Representantes das instituições públicas e privadas, académicos, parceiros de cooperação e organizações da Sociedade Civil.

Refira-se que as festividades do dia 09 de Dezembro decorrem de forma coordenada entre o Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP) e o Gabinete Central de Combate à Corrupção.