Imprensa

Conferência sobre Florestas de Moçambique

Data: 22/12/2017
PGR e WWF juntas pela gestão sustentável das Florestas

Realizou-se, na cidade de Maputo, de 15 a 16 de Novembro de 2017, a Conferência sobre Florestas de Moçambique, sob lema “Efectiva Fiscalização da Legalidade para Exploração Florestal Sustentável”.

O evento foi organizado pela Procuradoria-Geral da República, em parceria com o Fundo Mundial para Natureza (WWF) e por sua vez, tinha por objectivo, a identificação de mecanismos para garantir a exploração legal e sustentável dos recursos florestais em Moçambique, através da partilha de experiências sobre as melhores práticas vigentes nos países dos convidados estrangeiros, bem como, o estabelecimento de mecanismos de coordenação interinstitucional para a fiscalização efectiva e, o cumprimento estrito da legalidade em toda a cadeia de valor dos recursos florestais.

Participaram do evento actores chaves da sociedade, designadamente, membros do Governo Central, Governadores Provinciais, de todo país, Administradores Distritais; Operadores Florestais; Líderes Comunitários; representantes de instituições académicas; Procuradores e Juízes; Parceiros de Cooperação; ONG´s e Comunicação Social. E ainda, convidados estrangeiros do Brasil, China e Tanzânia, por forma a efectivar-se a troca de experiências e boas práticas, em matéria de exploração sustentável de recursos florestais.

O ponto mais alto da conferência foi a leitura da Declaração de Maputo, pelo Prof. Drº Oscar Monteiro, no qual consta o compromisso das entidades e indivíduos presentes na conferência, com onze (11) pontos específicos, criados em prol da governação transparentes, inclusiva e responsável das florestas em Moçambique, de modo que seja plena a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.