
Lançada Plataforma para combater fraudes com recurso a meios electrónicos

No âmbito da prevenção e combate às fraudes com recurso a redes de telecomunicações ou meios de pagamento electrónico, teve lugar no dia 24 de Fevereiro de 2022, na Cidade de Maputo o lançamento da Plataforma de Denúncia de Fraudes com Recurso a Redes de Telecomunicações ou Meios de Pagamentos Electrónicos.
Com efeito, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Procuradoria-Geral da República, o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique, o Banco de Moçambique, o Serviço Nacional de Investigação Criminal, a Associação Moçambicana de Bancos, as Operadoras de Telefonia Móvel, as Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, com vista a responder de forma célere e em tempo útil às fraudes com recurso a redes de telecomunicações ou meios de pagamentos electrónico, através de uma plataforma integrada de denúncias, tratamento e partilha de informação sobre fraudes associadas à plataforma.
Outrossim, a referida plataforma foi desenvolvida pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique, em parceria com as entidades supracitadas.